Tratamentos - Informações básicas sobre tratamentos para a Osteogênese Imperfeita
A Osteogênese Imperfeita - O.I. - (Osteogenesis Imperfecta) é uma doença genética que não tem cura. Entretanto, há tratamentos que atenuam os efeitos provocados em seus portadores, melhorando em muito a qualidade geral de vida deles.
Isso depende, entre outras coisas, da intensidade em que a O.I. se manifesta em cada um, desde os casos mais graves aos mais "leves" (com nenhuma ou poucas limitações físicas e fraturas ósseas), passando por uma gama de comprometimentos e seqüelas intermediários. É importante ressaltar que a O.I., em todos os seus casos, não compromete as faculdades intelectivas.
É fundamental para a O.I., através da indicação e supervisão de bons especialistas, uma alimentação equilibrada e a realização de fisioterapia e/ou hidroterapia, como eventualmente de fisioterapia respiratória. O importante é que o portador da doença não fique (principalmente a criança, mas também o adolescente e o adulto) sem uma boa alimentação (a amamentação infantil é muito importante) e sem realizar exercícios físicos controlados, o que, se não feito, piora ainda mais o quadro da doença.
Quanto especificamente aos tratamentos médicos, tem-se utilizado por endocrinologistas, com resultados animadores e para a melhoria do adensamento ósseo, bifosfonatos (inibidores de reabsorção óssea, também usados em Osteoporose), com o que se tem conseguido, segundo os estudos já realizados, a diminuição da quantidade de fraturas, aumento da mobilidade (principalmente nos casos mais severos) e diminuição ou desaparecimento da eventual dor crônica associada ao osso.
Há também cirurgias ortopédicas corretivas, com colocação de hastes ou placas metálicas para correção de fraturas e realinhamento e sustentação dos ossos longos do corpo, que podem ajudar no processo de caminhada do portador, com ou sem muletas, às vezes retirando-o da cadeira de rodas.
Você pode obter mais informações sobre esses tratamentos no site da Associação Brasileira de Osteogenesis Imperfecta - ABOI - http://www.aboi.org.br/, sendo importante registrar que é imprescindível a consulta minuciosa aos médicos (ou outros profissionais de saúde, sendo o caso) antes de qualquer decisão ou opção por algumas dessas terapias. As informações aqui colocadas não devem substituir essas consultas.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home